O que é SPAM e como se livrar dele?

Quando você houve essa palavra “SPAM” com certeza fica irritado ou até mesmo triste por saber o transtorno que terá para limpar sua caixa de e-mails, mas afinal o que é esse tal SPAM?

Spam é qualquer tipo de comunicação online não desejada, segundo a Microsoft a forma mais comum de spam é o e-mail não desejado. Também é possível receber spam por SMS, redes sociais e até mesmo via telefone.

Alguns tipos de spam incomodam, “na verdade sua grande maioria” mas estes não causam danos. Entretanto, alguns tipos de spam fazem parte de  golpes de roubo de identidade, senhas e outros tipos de fraude. O spam de roubo de identidade é geralmente chamado de golpe de phishing.

Para se proteger contra e-mails de spam, recomenda-se o uso de softwares anti spam e filtros, mesmo assim é quase impossível ficar totalmente livre de SPAM, lembre-se spam é um tipo de comunicação online.

Abaixo algumas dicas que podem ajudar a evitar SPAM:

  • Evite sair cadastrando seu email em qualquer site
  • Tome cuidado ao compartilhar seu email
  • Evite abrir emails ou arquivos de origem suspeita

Agora para ajudar a limpar sua caixa de e-mails:

  • Deletar o SPAM não elimina o problema, para eliminar você deve descadastrar seu email da lista de que. Enviou o SPAM geralmente esta função fica no rodapé.
  • Criar regras no seu software de email ajuda é muito. No caso do outlook bloqueie o remetente na opção de lixo eletrônico.
  • Outra boa opção é muito efetiva é encaminhar o email de quem lhe enviou o SPAM para a equipe quem administra o software de anti-spam, pois eles cadastram o email em uma Blacklist e ajuda a combater o problema, basta informar a sua TI.
  • Ter um serviço ou software de tira teima em seu site ou no seu servidor de email também ajuda, exemplo aqueles que quando você preenche formulários em sites e ao clicar no botão enviar você é solicitado a digitar letras e números para provar que não é um SPAMMER ou um Robô.

Recentemente medidas técnicas foram adotadas no mundo inteiro onde conseguiu-se barrar é muito a entrada de Spam nas caixas de e-mails de muita gente, alterando a porta de comunicação 25 para 587, e ainda vem mais por aí, mas acredito que livrar 100% de SPAM ainda acho difícil.

Realmente dá trabalho se livrar de Spam, mas com essas dicas vamos melhorar sua vida um pouquinho..

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *